domingo, 29 de setembro de 2019

Six Sigma


O que é Six Sigma?

Conforme [1], Six sigma é uma abordagem disciplinada, baseada em estatística, orientada a dados e melhoria contínua para eliminar defeitos em um produto, processo ou serviço.

Ela foi desenvolvida pela Motorola e Bill Smith no início dos anos 1980 baseado nos fundamentos da gestão da qualidade e tornou-se uma abordagem de gestão popular na General Electric (GE) com Jack Welch no início dos anos 1990. A abordagem foi baseada nos métodos ensinados por W. Edwards Deming, Walter Shewhart e Ronald Fisher entre outros.

Sigma representa o desvio padrão de uma população, que é uma medida de variação em um conjunto de dados coletados sobre o processo. Se um defeito é definido por limites de especificação que separam os resultados bons e os ruins de um processo, então um processo six sigma tem uma média do processo que é seis desvios padrão do limite. Isso fornece buffer suficiente entre a variação natural do processo e os limites de especificação.




Por exemplo, se um produto deve ter uma espessura entre 10.32 e 10.38 polegadas para atender aos requisitos de cliente, então a média do processo deve ser em torno de 10.35, com um desvio padrão menor que 0.005 (10.38 seria 6 desvios padrão além de 10.35), assumindo uma distribuição normal.

O Six Sigma também por ser considerado como uma medida de desempenho do processo, com o Six Sigma sendo o objetivo, baseado em defeitos por milhão. Uma vez que o desempenho atual do processo é medido, o objetivo é continuamente melhorar o nível sigma buscando o 6 sigma. Mesmo que o processo não atinja o 6 sigma, melhoria feitas que resultem de 3 sigma para 4 sigma ou para 5 sigma irão reduzir os custos e aumentar a satisfação do cliente.

A tabela a seguir mostra o número de defeitos por milhão para cada nível sigma atingido.
 





A estrutura de faixas das artes marciais é usada para reconhecer a proficiência em treinamentos e aplicações de six sigma, usando as cores a seguir:
White belt, Yellow Belt, Green Belt, Black Belt e Master Black Belt

Em [2] são apresentados mais detalhadamente o que é cada nível “belt”:

Six Sigma White Belt: o “white Belt” é uma designação mais informal que os outros “belts”, uma vez que na verdade ele não conta com uma certificação. Este nível é para qualquer um interessado em completar a certificação Six Sigma – é um ponto inicial.

Six Sigma Yellow Belt: uma pessoa com um “yellow belt” terão conhecimento suficiente para ser um membro de um time de um projeto Six Sigma. Eles são diretamente responsáveis por usar o método Six Sigma

Six Sigma Green Belt: indivíduos que buscam o “green belt” normalmente são gerente de projetos, ou pessoas que esperam seguir a carreira de gerente de projetos. “Green belts” possuem conhecimento suficiente em Six Sigma e experiência para ter uma função de supervisor in seus próprios projetos.

Six Sigma Black Belt: assim como no karate, receber um “black belt” em Six Sigma é importante marco. Isto significa que a pessoa tem experiência suficiente para ser um líder Six Sigma, incluindo projetos de larga escala como implementação e direcionamento de programas Six Sigma.

Six Sigma Master Black Belt: esta certificação é maior que alguém pode receber e poucos atingem este nível. Tipicamente, master black belts estão em cargo de gerir grandes, projetos de uma corporação toda, criando, revisando e analisando métricas e elaborando planos estratégicos para o gerenciamento da qualidade em todos os processos de fabricação de uma empresa.

Conforme [3] , um projeto six sigma é baseado no DMAIC, que significa: Define, Measure, Analyze Improve and Control.



Define
Qual o problema que você gostaria de resolver? A fase Define é a primeira fase do processo de melhoria Six Sigma. Esta é uma fase crítica onde o time o foco do projeto

Measure
Como o processo desempenha atualmente? Em outras palavras, qual é a magnitude do problema. Medição é crítica ao longo de toda a vida do projeto.

Analyze
O que está causando o problema? A fase Analyze normalmente não é dada muita atenção e, sem análise, os times pulam para as soluções antes de conhecer a verdade causa raiz dos problemas. O resultado é times que implementam soluções mas não resolvem o problema!

Improve
Como o time irá mitigar a causa raiz do problema? Uma vez que o time do projeto determinou as causas raízes é o momento de desenvolver soluções. A fase Improve é onde o time busca soluções através de brainstorms, mudanças piloto em processo, implementa soluções e, por fim, coleta dados para confirmar que há melhoria mensuráveis.

Control
Como você sustenta a melhoria? Agora que o problema do processo foi solucionado e as melhorias foram implementadas, o time deve assegurar que os ganhos nos processos se mantêm. Na fase Control o time está focado na criação de um Plano de Monitoramento para continuar medindo o sucesso da atualização do processo e desenvolver um Plano de Resposta caso haja uma queda no desempenho.

Referências: